Descobrem que Marte tem 2 tipos diferentes de magnetosfera que protegem planeta de vento solar

Cientistas russos descobriram que a magnetosfera de Marte é mais complexa e inclui uma camada de átomos aquecidos da ionosfera superior do planeta e de íons mais energéticos.
Sputnik

Analisando os dados da sonda norte-americana MAVEN-1, pesquisadores determinaram que a magnetosfera "diurna" (virada para o Sol) existe no Planeta Vermelho de forma permanente. Ela inclui uma camada fina que surge entre as correntes circunfluentes de vento solar e a ionosfera de Marte.

"Há relativamente pouco tempo descobrimos que existem duas 'variedades' diferentes de magnetosfera em Marte, dependendo de certas condições externas. Acontece que Marte é constituído de tal forma que os processos fluidos e cinéticos têm papéis quase da mesma importância", disse Oleg Vaisberg, pesquisador-chefe do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia de Ciências da Rússia.
Descobrem que Marte tem 2 tipos diferentes de magnetosfera que protegem planeta de vento solar

A magnetosfera é o campo magnético limitado de um planeta. Na Terra ela tem a tarefa muito importante de desviar a corrente de plasma solar ionizado, nocivo para a vida em nosso planeta.

Vale ressaltar que Marte não possui seu próprio campo magnético, além das anomalias magnéticas que permaneceram após o resfriamento do núcleo líquido do planeta.

No entanto, descobriu-se que a mistura dos dois tipos de plasma – de átomos aquecidos da ionosfera superior do planeta e íons mais energéticos – leva à formação de uma camada que afasta o vento solar do planeta.

Comentar