Notícias do Brasil

Guedes diz que Brasil pode virar Argentina ou Venezuela: 'É graças a ele', avalia economista

Caso o Brasil se torne, de fato, uma Venezuela ou uma Argentina, como dito pelo ministro Paulo Guedes, os maiores responsáveis serão o próprio ministro e o governo federal.
Sputnik

É o que afirma a economista Maria Beatriz de Albuquerque David, professora da Faculdade de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em entrevista à Sputnik Brasil nesta quarta-feira (3).

"Para o ministro, é muito fácil: ele sempre bota a culpa nos outros. […] Se a gente, como ele prediz, chegar a ser uma Argentina ou uma Venezuela, é graças a ele, graças ao governo. Não adianta culpar a população nem os atores econômicos por esta situação", afirma a especialista.

A declaração de Paulo Guedes foi feita em entrevista ao podcast Primocast, gravada na sexta-feira (26) e publicada nesta terça-feira (2). Na entrevista, o ministro diz que o país pode se complicar caso faça escolhas erradas na política econômica e se endivide de maneira desenfreada. Além disso, defendeu privatizações e a agenda liberal durante a conversa.

Para David, o ministro deveria, em vez de fazer suposições, se concentrar mais em aplicar suas ideias de maneira que elas sejam de fato viáveis para melhorar a condição econômica do Brasil. Ela lembra que o ministro defendeu longamente várias reformas, mas não chegou a elaborar um texto convincente para suas concepções. A reforma da Previdência, por exemplo, era vista pelo ministro como fundamental para a economia brasileira – Guedes chegou até a ameaçar a deixar o governo caso a reforma fosse muito alterada.

Já o auxílio emergencial, que hoje é fator essencial para a popularidade de Bolsonaro, foi proposto e debatido pelo Congresso – inclusive foram os parlamentares quem definiram o montante que seria pago aos beneficiados.

"As propostas dele [Guedes] sempre foram aquém das propostas formuladas pelo Congresso. [...] A reforma boa é aquela que tem viabilidade política, mas você precisa saber para onde você vai. Não adianta ficar atirando cada dia para uma direção", diz David.
Guedes diz que Brasil pode virar Argentina ou Venezuela: 'É graças a ele', avalia economista

A economista também comentou sobre a falta de um plano estruturado não só para vacinar a população brasileira contra a COVID-19, mas também para evitar picos de contaminação. Ela lembra que os "governos responsáveis" ao redor do mundo aderiram ao lockdown, parcial ou total, para impedir a propagação do novo coronavírus. Com esta medida, a economia sofre um baque momentâneo, mas logo depois volta a se recuperar.

"Na pandemia, todo mundo tentou estimular a economia e tomar providências para que a atividade econômica pudesse voltar de forma segura, sem correr os riscos de fechar e abrir, fechar e abrir, fechar e abrir…", avalia a professora.

Além disso, ela cita como um erro do governo federal a aquisição de um baixo número de vacinas até o momento – sem a imunização da população, a economia acaba também prejudicada.

Como reflexo das medidas ineficazes do governo federal, o Brasil teve nesta quarta-feira (3) o dia com mais mortes causadas pela COVID-19 desde o início da pandemia: foram 1.910 óbitos registrados em 24 horas no país.

Comentar