Embaixador iraquiano descarta possibilidade de retirada das forças dos EUA do Oriente Médio

O embaixador iraquiano em Amã, Haidar al-Azari, disse à Sputnik que os países da região, incluindo a Jordânia e o Iraque, têm acordos estratégicos com Washington.
Sputnik

O diplomata iraquiano descartou a possibilidade dos Estados Unidos retirarem suas forças da região do Oriente Médio.

"Não concordo com a visão de que os Estados Unidos possam se retirar da região", disse.

O embaixador observou que muitos países do Oriente Médio, incluindo a Jordânia e o Iraque, enxergam os EUA como parceiros, acrescentando que os Estados regionais têm "acordos estratégicos" com Washington.

Embaixador iraquiano descarta possibilidade de retirada das forças dos EUA do Oriente Médio

Haidar al-Azari, que atuou como embaixador do Iraque em Moscou entre 2016 e 2019, também destacou a importância do papel da Rússia na sua relação com os países da região.

"O Iraque é um parceiro importante para a Rússia, assim como para os EUA. É preciso haver um equilíbrio entre as grandes potências preocupadas com o Oriente Médio", disse ele.

"Acredito que EUA e Rússia deveriam estar representados na região. Os países regionais têm relações sólidas com eles. Quanto ao nosso papel, devemos saber como lidar com [esses] dois Estados", acrescentou.

No final de fevereiro, o presidente iraquiano, Barham Salih, por sua vez, disse que nem Bagdá, nem Washington, querem ter forças dos EUA no país, embora ambos estejam empenhados em manter a luta contra o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em uma série de países).

Comentar