Rússia registra 24 violações do cessar-fogo na Síria em 24h

Representantes da Rússia na comissão russo-turca que monitora a implementação da trégua na Síria registraram 24 violações de cessar-fogo nas últimas 24 horas, disse o Ministério da Defesa russo.
Sputnik

A atualização sobre violações do cessar-fogo na Síria foi publicada neste sábado (27) pelo Ministério da Defesa da Rússia em boletim diário.

"Na zona de desescalada de Idlib, foram registrados 24 ataques a partir das posições do grupo terrorista 'Jabhat al-Nusra' [grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países]", publicou o ministério, acrescentando que as violações relatadas pela parte turca não foram confirmadas pelo lado russo.

O Centro Russo de Reconciliação para a Síria pediu ainda que os grupos armados ilegais "abandonem as provocações" e assumam uma postura pacífica nas áreas que controlam.

Em outro boletim, o governo russo informou que 68 refugiados sírios, incluindo 20 mulheres e 35 crianças, retornaram do Líbano através dos postos de controle Jaydet-Yabus e Tell-Kalah.

Rússia registra 24 violações do cessar-fogo na Síria em 24h

Tropas de engenharia das Forças Armadas sírias retiraram minas terrestres de uma área de cerca de 2,5 hectares de território nas províncias de Damasco e Daraa no último dia, acrescentou o ministério. As tropas descobriram e desativaram 21 dispositivos explosivos.

O regime de cessar-fogo na chamada zona de desescalada na região síria de Idlib foi estabelecido em acordo entre a Rússia e a Turquia ainda em março de 2020, após uma reunião entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. Desde então, tropas de ambos os países realizam patrulhas na região.

Comentar