Após surto de COVID-19, Bulgária não participará de exercícios navais da OTAN

A Bulgária não participará dos exercícios navais Poseidon 2021 da OTAN no mar Negro depois que seus efetivos foram infectados pelo coronavírus, informou neste sábado (27) o chefe da Marinha da Romênia, o país-sede das manobras.
Sputnik

Os exercícios Poseidon 2021 começaram hoje (27) no porto marítimo de Constanta, na Romênia, e serão concluídos em 6 de março. Inicialmente, participariam das manobras navais as Marinhas de Bulgária, Grécia, Romênia, Espanha, Turquia e Estados Unidos.

"Nosso aliado búlgaro, desta vez, está tendo um problema com a pandemia de COVID-19. Assim, decidiu não participar deste exercício multinacional", disse o contra-almirante Mihai Panait à emissora de rádio România.

O Grupo Permanente 2 de Ação contra Minas da OTAN [SNMCMG2, na sigla em inglês] está entrando hoje [quinta-feira, 25 de fevereiro] no mar Negro para o primeiro destacamento da OTAN em 2021. O grupo participará dos exercícios navais Poseidon e conduzirá uma manobra de passagem com a Marinha da Ucrânia. 

Além disso, Panait destacou que os militares romenos tiveram que passar por uma quarentena de duas semanas e também foram vacinados contra o coronavírus para assegurar sua presença nos exercícios.

As manobras navais Poseidon são realizadas anualmente desde 2016, quando a Romênia sugeriu que a aliança aumentasse suas posições no sudeste da Europa e reforçasse sua presença na região do mar Negro.

Comentar