EUA expressam 'preocupação' ao Egito sobre potencial compra de caças russos

Durante uma conversa telefônica na terça-feira (23) envolvendo diversos temas regionais, Washington se mostrou contrário à compra de Cairo de caças russos Su-35.
Sputnik

Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, falou por telefone com seu homólogo egípcio Sameh Shoukry, a quem manifestou preocupação pela possível compra de caças russos, disse Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.

"O secretário manifestou preocupação [...] pela possível compra do Egito de caças russos Su-35", relatou Price, citado pela Casa Branca na terça-feira (23).

Os altos funcionários dos dois países falaram sobre relações bilaterais durante a conversa. Além disso, Blinken e Shoukry discutiram direitos humanos, o apoio às negociações de paz apoiadas pela ONU na Líbia, o processo de paz no Oriente Médio, bem como a cooperação antiterrorista na área da península do Sinai.

O Egito é um dos compradores mais ativos do armamento russo. Em março de 2019, o jornal Kommersant comunicou, citando fontes, que a Rússia e o Egito fecharam acordo de venda de caças Su-35 avaliados em US$ 2 bilhões (R$ 10 bilhões, segundo a cotação atual).

O Su-35 é um caça multifuncional de geração 4++, sendo o último caça concebido à base da plataforma T-10C, em que foi baseada a família de caças Su-27/Su-30 e suas modificações.

Comentar