União Europeia avalia ideia de doar vacinas para profissionais de saúde na África

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta terça-feira (23) que apoia o apelo do presidente francês Emmanuel Macron de doar vacinas a profissionais de saúde na África.
Sputnik

A declaração de von der Leyen foi feita durante um webcast para um evento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Apoio a proposta do presidente Macron de doar as doses de vacina necessárias para vacinar profissionais de saúde na África", disse a presidente da Comissão Europeia, segundo a Reuters.

No mesmo evento, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, que é também presidente da União Africana, disse que "os países ricos deveriam doar 5% de suas vacinas para os países necessitados, particularmente em nosso continente africano".

União Europeia avalia ideia de doar vacinas para profissionais de saúde na África

No fim de janeiro, Ramaphosa já havia feito um apelo aos países ricos para que parassem de acumular suprimentos excedentes de vacinas contra a COVID-19.

Na última sexta-feira (19), a União Europeia anunciou que dobrará sua contribuição para o consórcio COVAX: aumentará de 500 milhões de euros (R$ 3,2 bilhões) para um bilhão de euros (R$ 6,5 bilhões) o seu investimento no mecanismo da Organização Mundial da Saúde (OMS) de distribuição de vacinas para países em desenvolvimento.

Na reunião mais recente do G7, realizada na última sexta-feira (19), os países do grupo debateram sobre como podem ajudar a universalizar o acesso às vacinas.

Comentar