Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 23 de fevereiro

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha os destaques desta terça-feira (23), marcada pelo tombo histórico da Petrobras, pelas críticas de Trump à Suprema Corte dos EUA e acordo entre Facebook e governo australiano.
Sputnik

Procuradoria do DF abre inquérito contra Pazuello

Nesta segunda-feira (22), a Procuradoria-Geral da República do Distrito Federal abriu inquérito para investigar a conduta do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, no combate à pandemia de COVID-19. O órgão deve avaliar se houve ilegalidade na compra de medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença, omissão na compra de vacinas e baixa execução orçamentária da pasta. A pandemia avança pelo país, levando Salvador a fechar praias, a Paraíba a impor toque de recolher e o Piauí a proibir aulas presenciais no estado. O país registrou mais 1.055 mortes e 30.231 casos de COVID-19, totalizando 247.276 óbitos e 10.197.531 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 23 de fevereiro

Após maior tombo da história, Conselho da Petrobras avalia a nomeação de Luna

Nesta terça-feira (23), o Conselho de Administração da Petrobras deve se reunir para avaliar a nomeação do general Joaquim Silva e Luna para a presidência da empresa. A nomeação, anunciada após o presidente Jair Bolsonaro criticar reajuste no preço dos combustíveis, gerou a maior queda de valor de mercado da Petrobras em toda a sua história. Desde sexta-feira (19), a empresa perdeu R$ 100 bilhões em valor de mercado, R$ 75 bilhões somente nessa segunda-feira (22). As ações da empresa despencaram 20%, levando a bolsa de valores brasileira a encerrar o pregão com forte queda. O juiz da 7ª Vara da Justiça Federal da 1ª Região, em Belo Horizonte, André Prado de Vasconcelos, pediu ao governo federal e a empresa que expliquem a nomeação do general para a presidência da estatal em até 72 horas.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 23 de fevereiro

Trump critica Suprema Corte por não manter sigilo de sua declaração de impostos

Nesta segunda-feira (22), o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu declaração na qual critica a Suprema Corte dos EUA por quebrar o sigilo sob suas declarações de impostos. "Isso nunca havia acontecido com um presidente", lamentou Trump, que se diz vítima de perseguição política. O pedido de quebra de sigilo foi feito por procuradores de Nova York, estado que seria "completamente controlado e dominado por um sabido inimigo meu, o governador Andrew Cuomo", escreve Trump. No mesmo dia, lideranças norte-americanas prestaram tributo aos mais de 500 mil mortos pela COVID-19 no país. O atual presidente, Joe Biden, pediu união "para lembrarmos esse dia e nos curarmos". "Vamos sair dessa, eu prometo", disse Biden.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 23 de fevereiro

Solução de 2 Estados é melhor para Israel, diz secretário de Estado dos EUA

Nesta segunda-feira (23), o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse ao seu homólogo israelense, Gabi Ashkenazi, que a administração Biden vai defender a solução de dois Estados para o conflito israelo-palestino. De acordo com o porta-voz do departamento, Ned Price, "a solução de dois Estados é a melhor maneira de Israel garantir o seu futuro como estado judeu e democrático, vivendo em paz ao lado de um estado palestino viável e democrático". Os EUA concordaram, no entanto, em evitar "medidas injustas e imparciais contra Israel na arena multilateral".

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 23 de fevereiro

Chanceler francês pede manutenção do diálogo com a Rússia

Nesta segunda-feira (22), o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, declarou que o diálogo com a Rússia deve ser mantido, apesar dos pedidos para imposição de novas sanções contra Moscou. "O ministro pede uma resposta firme e unificada por parte da União Europeia, considerando o apoio à sociedade civil e a necessidade de preservar canais de diálogo com a Rússia", disse Le Drian após reunião de chanceleres da União Europeia, em Bruxelas. Anteriormente, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, havia anunciado que o bloco vai expandir sanções contra Moscou, em função da controvérsia envolvendo o político Aleksei Navalny.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 23 de fevereiro

Facebook reativará páginas de veículos de mídia australianos

Nesta terça-feira (23), o governo australiano anunciou acordo com a empresa Facebook, que deve reativar as páginas de veículos de mídia locais nos próximos dias, informou o secretário do Tesouro Josh Frydenberg. Camberra teria cedido à gigante de tecnologia, propondo a inclusão de emendas ao projeto de lei que obriga o pagamento pelo uso de conteúdo produzido pela mídia local. "Como resultado dessas mudanças, poderemos [...] restaurar [o compartilhamento] de notícias no Facebook para os australianos", disse gerente local da empresa. Em protesto contra nova regulação australiana, o Facebook bloqueou páginas de veículos de mídia locais e proibiu usuários de compartilharem seu conteúdo. De acordo com o premiê australiano, Scott Morrison, o Facebook decidiu "desfazer a amizade" com a Austrália.  

Comentar