Telescópio Hubble tira FOTO da galáxia 'Olho do Mal' com movimento interno peculiar

Nova imagem de galáxia descoberta no século XVIII intriga astrônomos por conta de seu movimento interno diferente. Os gases giram em direções opostas e proporcionam o surgimento de novas estrelas.
Sputnik

Cientistas capturaram através do Telescópio Espacial Hubble, da NASA, a galáxia apelidada de "Olho Preto" ou "Olho do Mal". Oficialmente descoberta em 1779 pelo astrônomo inglês, Edward Pigott, é identificada pelos especialistas como NGC4826. Trata-se de uma galáxia espiral localizada a 17 milhões de anos-luz de distância na constelação Coma Berenices (Cabeleira de Berenice).

Telescópio Hubble tira FOTO da galáxia 'Olho do Mal' com movimento interno peculiar

O "Olho do Mal", que ganhou o apelido por causa do formato e da faixa escura de poeira aparente de apenas um lado de seu núcleo brilhante, é conhecido pelos astrônomos por seu estranho movimento interno. O gás nas regiões externas desta galáxia e o gás em suas regiões internas estão girando em direções opostas, o que pode estar relacionado a uma fusão recente. Com este movimento peculiar, novas estrelas estão se formando na região onde os gases de rotação contrária colidem.

Comentar