Rússia testará em 2023 novo míssil hipersônico guiado Gremlin 'impossível de derrubar'

Rússia planeja testar um novo míssil hipersônico de última geração já em 2023. O míssil secreto, com o nome de código Gremlin, terá tamanho reduzido que lhe permitirá ser utilizado em aeronaves militares de vários tipos.
Sputnik

As informações sobre o avançado míssil foram publicadas pelo jornal russo Izvestia, que teve acesso a documentos relativos ao desenvolvimento da potente arma que, por enquanto, não foi oficialmente anunciada pelo Ministério da Defesa do país.

O míssil guiado hipersônico (GZUR, na sigla em russo) terá dimensões menores em comparação com o míssil Kh-47M2 Kinzhal que entrou em serviço das Forças Armadas da Rússia em 2017.

Esta característica permitirá sua utilização em diferentes aviões, tanto em bombardeiros pesados e caças-interceptadores MiG-31, como em bombardeiros estratégicos supersônicos Tu-22M e caças Su-57, Su-30SM e Su-35.

"Na verdade, a Força Aérea da Rússia receberá uma superarma. Pois, segundo consideram os especialistas, é praticamente impossível repelir o ataque deste sistema com os meios de defesa antiaérea modernos", aponta jornal.

Conforme o cronograma dos trabalhos, o míssil Gremlin deve passar por testes estatais em 2023. De acordo com os documentos, os trabalhos de desenvolvimento da arma começaram em novembro de 2018, após a Defesa russa assinar um contrato com a corporação KTRV, um dos maiores fabricantes de armas do país.

Rússia testará em 2023 novo míssil hipersônico guiado Gremlin 'impossível de derrubar'

No início desta semana foram realizados testes com maquetes de um míssil hipersônico guiado não identificado em um caça Su-57. O tamanho da arma permite que seja colocada no compartimento interno do avião.

"Tudo indica que no Su-57 foi testada precisamente uma maquete do Gremlin. Na KTRV sabe-se há muito tempo sobre o desenvolvimento [desta arma], mas antes quase não surgiram quaisquer detalhes sobre suas características e propósito", afirmou especialista militar Dmitry Kornev.

Ele acrescentou que os mísseis hipersônicos são extremamente difíceis de interceptar e derrubar.

Para já, não se conhecem as características oficiais do novo míssil russo. Segundo o jornal, o Gremlin poderá ter um alcance de até 1.500 quilômetros e atingir velocidades de Mach 6, ou seja, aproximadamente 7.350 km/h.

Presume-se que o míssil poderá ser utilizado tanto contra alvos em terra como na água.

Comentar