Países Baixos têm surto de gripe aviária e abaterão mais de 100 mil aves

Um surto de gripe aviária foi detectado em uma granja em Sint-Oedenrode, uma cidade na província holandesa de Brabante do Norte, disse o Ministério da Agricultura, Natureza e Qualidade Alimentar dos Países Baixos neste sábado (20).
Sputnik

Segundo o governo local a granja infectada abriga cerca de 35 mil aves, e há duas outras granjas em um raio de um quilômetro que abrigam 49.920 e 47 mil galinhas, respectivamente.

Todas as aves nas três granjas serão abatidas para evitar a propagação do vírus, de acordo com o comunicado.

Além disso, o ministério impôs a proibição do transporte de "aves, ovos, esterco de aves e camas usadas, bem como outros animais e produtos pecuários de granjas comerciais" em um raio de dez quilômetros da fazenda Sint-Oedenrode.

Países Baixos têm surto de gripe aviária e abaterão mais de 100 mil aves

Em novembro de 2020, um surto semelhante também foi registrado no país, na província de Groningen, na região norte do país. À época, as autoridades da Saúde no país europeu ordenaram o abatimento de 48 mil galinhas para conter a disseminação do vírus. No mesmo mês, o Reino Unido também ordenou o abate de 12 mil aves pelo mesmo motivo, enquanto a Dinamarca sacrificou 25 mil aves.

Surtos de gripe aviária também foram relatados recentemente em países como Japão, Coreia do Sul, Reino Unido, Alemanha e Bélgica.

Comentar