Supercomputador 'volta no tempo' para desvendar importante mistério da história do Universo

Contando com a ajuda de um supercomputador, uma equipe de cientistas japoneses "voltou no tempo" para explicar a "inflação repentina", um dos mistérios mais importantes da astronomia moderna.
Sputnik

Os astrônomos testaram um método, aplicado a quatro mil universos simulados, para reconstruir o estado do Universo primitivo.

Com o supercomputador ATERUI II, do Observatório Astronômico Nacional do Japão, eles descobriram que o método pode estabelecer melhores restrições sobre a inflação, um dos eventos mais misteriosos da história do Universo.

"Nós descobrimos que este método é muito eficaz [...] Usando este método, nós podemos verificar as teorias da inflação com aproximadamente um décimo da quantidade de informação. Este método pode reduzir o tempo necessário de observação nas próximas missões para estudar as galáxias [...]", afirmou Masato Shirasaki, líder da equipe de pesquisa.

A repentina inflação ocorrida no Universo é um dos maiores mistérios da astronomia moderna, já que deveria ter criado flutuações de densidade primordiais, que teriam afetado a distribuição do desenvolvimento das galáxias, ou seja, o mapa da distribuição das galáxias pode descartar modelos de inflação que não coincidam com os dados observados.

Supercomputador 'volta no tempo' para desvendar importante mistério da história do Universo

Por esta razão, o supercomputador mais rápido do mundo foi utilizado para criar quatro mil universos simulados e desenvolvê-los através do crescimento impulsionado pela gravidade.

Por sua vez, a equipe descobriu um método capaz de corrigir os efeitos gravitacionais e melhorar as restrições sobre as flutuações de densidade primordiais, segundo estudo publicado no portal Physical Review D.

Comentar