Quase 5.000 pessoas se inscrevem em Hong Kong para tirar visto de cidadania do Reino Unido

Quase 5.000 pessoas em Hong Kong já solicitaram o pedido de visto de cidadania do Reino Unido, 15 dias após a abertura do esquema.
Sputnik

O Reino Unido abriu a rota de visto especial para residentes de Hong Kong se tornarem cidadãos no final de janeiro, oferecendo-lhes a oportunidade de se tornarem cidadãos britânicos, após a imposição da China de uma lei de segurança nacional no centro financeiro asiático no ano passado, noticiou o jornal The Times.

O país europeu permite que residentes de Hong Kong que possuíssem um passaporte British National Overseas (BNO) vivessem no Reino Unido por cinco anos e, eventualmente, solicitassem a cidadania.

Quase 5.000 pessoas se inscrevem em Hong Kong para tirar visto de cidadania do Reino Unido

China e Hong Kong disseram que não reconheceriam mais o passaporte BNO como um documento de viagem válido a partir de 31 de janeiro. O status BNO foi criado pela Grã-Bretanha em 1987, especificamente para residentes de Hong Kong.

Cerca de metade das 5.000 solicitações recebidas eram de cidadãos de Hong Kong que já estavam na Grã-Bretanha, relatou o Times, citando fontes. Essas pessoas já haviam recebido uma oferta de estadia temporária no Reino Unido para aqueles que fugiam da repressão da China, enquanto aguardavam a mudança do visto.

Reino Unido e China vêm discutindo há meses sobre o que Londres e Washington dizem ser uma tentativa de silenciar a dissidência em Hong Kong, após os protestos pró-democracia em 2019 e 2020.

Comentar