'Ações imprudentes e agressivas': Pentágono sugere que Rússia seja 'ameaça' para OTAN

A Rússia representa ameaça para todos os membros da OTAN por ter intenção de minar a segurança e a estabilidade em todo o mundo com abordagem autoritária, afirmou o Pentágono.
Sputnik

Na terça-feira (16), porta-voz do Pentágono afirmou durante briefing que a Rússia representa ameaça para todos os membros da OTAN. A transcrição do briefing foi publicada no site do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

"É muito evidente que a Rússia é uma ameaça para todos os aliados da OTAN, inclusive os Estados Unidos. A Rússia mina a transparência e previsibilidade. Eles [russos] estão usando força militar para alcançar seus objetivos", declarou o Pentágono.

Segundo o Pentágono, a administração Biden "já deixou claro que vai trabalhar com Rússia para avançar nossos interesses, enquanto os mantém responsáveis por suas ações imprudentes e agressivas".

Os Estados Unidos sugerem que Rússia esteja minando a segurança e a estabilidade mundiais, inclusive através da cooperação com a China.

"Acredito que vemos um desejo na Rússia de minar a segurança e a estabilidade em todo o mundo com sua abordagem autoritária. Vemos isso também na cooperação russa com a China, [que é] um casamento de conveniência, desculpe, uma parceria de conveniência, como o general [Tod] Wolters a chamou", disseram no Pentágono.

Anteriormente, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, afirmou que a aliança considera diferentes variantes de relações com a Rússia, sendo cooperação ou confronto com o país. O chefe da OTAN sublinhou a necessidade de manter as relações com Moscou devido ao risco de renovação de corrida armamentista.

Comentar