Rover chinês Yutu 2 descobre 'rocha incomum' no lado oculto da Lua (FOTOS)

Rover Yutu 2 retomou suas atividades de exploração em 6 de fevereiro de 2021, depois de ter hibernado durante frio intenso da noite lunar. Mas antes disso, o aparelho se deparou com uma rocha curiosa que foi denominada de "marco miliário".
Sputnik

De acordo com o diário do rover chinês publicado pelo Our Space, o canal de divulgação de informações científicas afiliado à Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês) a equipe encontrou uma rocha alongada e decidiu inspecioná-la de perto.

Então, os cientistas planejaram analisar a rocha usando um espectrômetro de imagem visível e infravermelho próximo (VNIS, na sigla em inglês).

Este instrumento tem sido usado para explorar e analisar outras rochas, bem como amostras de regolito ao longo do trajeto do rover através da cratera Von Karman, localizada no hemisfério sul, no lado oculto da Lua.

Embora a rocha não tenha uma aparência interessante para pessoas comuns, a descoberta gerou interesse entre cientistas lunares.

"[O objeto] parece ter a forma de um fragmento, e está sobressaindo do solo. Isto é definitivamente incomum", disse Dan Moriarty, estagiário do programa de pós-doutoramento no Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA, nos EUA.

Uma vez que a rocha ainda mantém a mesma forma e apresenta uma crista pronunciada perto da sua borda, cientistas assumem que o objeto é jovem em termos geológicos, escreve portal Space.

"Impactos contínuos, pressões resultantes do ciclo térmico e outras formas de intemperismo na superfície lunar com o passar do tempo tendem a quebrar rochas em formas mais ou menos 'esféricas", disse Moriaty.

Cientistas acreditam que rochas com esta forma poderiam ter sido criadas através da espalação, um processo no qual fragmentos de material são ejetados de um corpo devido ao impacto ou pressão.

Comentar