Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 15 de fevereiro

Bom dia! A Sputnik Brasil está de olho nas notícias mais importantes desta segunda-feira (15), na qual escolas municipais devem reabrir em São Paulo, conexão à Internet é restaurada em Mianmar, Nova Zelândia impõe lockdown e Israel ataca alvos na capital síria, Damasco.
Sputnik

Escolas reabrem em São Paulo sem vacinação para professores

Nesta segunda-feira (15), escolas municipais da cidade de São Paulo devem retomar o ensino presencial. A abertura é alvo de críticas pela falta de estrutura de muitas unidades, que não estariam aptas a cumprir os protocolos de segurança de combate à pandemia. Além disso, professores e funcionários de instituições de ensino ainda não foram vacinados contra a COVID-19. O Brasil confirmou mais 647 mortes e 22.440 casos de COVID-19, totalizando 239.294 óbitos e 9.833.695 diagnósticos da doença. O número de pessoas vacinadas ultrapassou os cinco milhões, o equivalente a 2,4% da população, informou consórcio entre secretarias estaduais da saúde e veículos de imprensa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 15 de fevereiro

Oposição quer ir ao STF para derrubar decretos de armas

Deputados da oposição manifestaram desejo de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar decretos que facilitam o acesso a armas de fogo, editado pelo presidente, Jair Bolsonaro, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite dessa sexta-feira (12). "O presidente não pode legislar sobre armas via decreto", argumentou o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Os decretos ampliam de quatro para seis as armas que podem ser adquiridas por grupos autorizados, retiram algumas armas da categoria de Produtos Controlados pelo Exército (PCEs) e flexibiliza o acesso a munições. A ampliação do acesso a armas aponta para nova investida de Jair Bolsonaro em temas da chamada "pauta de costumes", que teve papel central em sua campanha eleitoral de 2018.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 15 de fevereiro

Ministra das Relações Exteriores do Peru renuncia após furar fila

Neste domingo (14), a ministra das Relações Exteriores do Peru, Elisabeth Astete, renunciou ao cargo após confirmar ter recebido dose de vacina contra a COVID-19 antes do programa nacional de imunização começar. "Estou ciente do grave erro que cometi e decidi não receber a segunda dose", escreveu Astete em rede social. A decisão se seguiu à renúncia da ministra da Saúde, Pilar Mazzetti, que teria autorizado a vacinação de ex-presidente fora da fila. Astete reconheceu que tomou a dose da vacina da Sinopharm no dia 22 de janeiro de um lote "remanescente" dos testes clínicos. A campanha nacional de imunização contra COVID-19 no Peru teve início em 9 de fevereiro, com 300 mil doses destinadas a agentes da Saúde.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 15 de fevereiro

Milhares protestam no Haiti contra 'ditadura de Moise'

Neste domingo (14), nova onda de protestos tomou a capital do Haiti, Porto Príncipe. O país encontra-se em grave crise política após o atual presidente, Jovenel Moise, informar que seu mandato só terminará em fevereiro de 2022. A oposição alega que o mandato teria acabado na semana passada. O presidente governa por decreto há cerca de um ano, em função do adiamento das eleições parlamentares. Manifestantes alegam que Moise teria apoio internacional para implementar uma ditadura no país, reportou a AFP. O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, apoiou a posição de Moise, afirmando que "um novo presidente eleito deve suceder o presidente Moise quando seu mandato acabar, em 7 de fevereiro de 2022".

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 15 de fevereiro

Nova Zelândia declara lockdown após detectar nova variante da COVID-19

Nesta segunda-feira (15), a maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, entrará em regime de lockdown de três dias, após a detecção de casos de COVID-19. A origem do surto anda não foi confirmada. Autoridades de Saúde afirmaram que os pacientes estariam infectados pela variante mais contagiosa do novo coronavírus detectada no Reino Unido. Esse é a primeira vez em seis meses que o lockdown é imposto na Nova Zelândia, considerado um dos países mais bem-sucedidos do mundo no combate à pandemia de COVID-19.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 15 de fevereiro

Acesso à Internet é restaurado em Mianmar após bloqueio total

Nesta segunda-feira (15), o acesso à Internet em Mianmar volta paulatinamente ao normal após bloqueio total da conectividade, informou o serviço de rastreamento NetBlocks. Neste domingo (14), o serviço informou a ocorrência de "bloqueio praticamente total da Internet" no país do Sudeste Asiático. O bloqueio teria sido ordenado pela junta militar que tomou o poder no país no dia 1º de fevereiro. O corte não impediu a organização de manifestações contra o golpe militar, lideradas sobretudo por estudantes. Na cidade de Yangon, centenas de estudantes de engenharia e tecnologia organizaram atos nesta segunda-feira (15), reportou a Reuters.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 15 de fevereiro

Força Aérea israelense realiza exercícios militares 'surpresa' na fronteira norte

Nesta segunda-feira (15), a Força Aérea israelense iniciou "exercícios surpresa" para aprimorar a defesa de sua fronteira norte, informaram as Forças Armadas. De acordo com comunicado, os exercícios devem durar até quarta-feira (17) e explosões poderão ser ouvidas na região. No mesmo dia, a agência de notícias estatal da Síria, SANA, informou que ataques aéreos israelenses foram realizados contra a capital do país, Damasco. Os sistemas de defesa sírios teriam interceptado "a maioria" dos mísseis, informou a SANA. Israel realiza ataques regulares em território Sírio, mas raramente os confirma.

Comentar