UE diz que manterá contatos com equipe de Navalny para 'demonstrar apoio' ao opositor russo

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borell, após realizar uma viagem à Rússia na semana passada, afirmou nesta terça-feira (9) que os contatos com a equipe do opositor russo Aleksei Navalny serão mantidos.
Sputnik

Na semana passada, Josep Borrell realizou uma visita a Moscou e se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, além de representantes de organizações públicas russas e da comunidade acadêmica.

A assessoria de imprensa de Borrell informou que houve contatos com a "equipe de Navalny" para um possível encontro entre o chefe da diplomacia europeia e o opositor russo.

"Continuaremos os contatos com sua equipe para demonstrar o nosso apoio", disse Borrell na sessão plenária do Parlamento Europeu.

Borrell acrescentou que não pôde se encontrar com Navalny durante sua visita a Moscou, mas um membro da delegação da UE se reuniu com seu advogado na capital russa.

UE diz que manterá contatos com equipe de Navalny para 'demonstrar apoio' ao opositor russo

Os países da União Europeia criticam a decisão da Justiça da Rússia sobre o opositor Aleksei Navalny, que foi condenado a três anos e meio de prisão.

Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, ao comentar as reações da comunidade internacional sobre a situação de Navalny, afirmou que os políticos estrangeiros devem respeitar o direito internacional e lidar com os problemas de seus países.

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, classificou o comportamento dos diplomatas e dos Ministérios das Relações Exteriores dos países ocidentais sobre o caso como uma cadeia de ações políticas encenadas.

Comentar