Sonda dos EAU entra na órbita de Marte na 1ª missão árabe ao planeta (VÍDEO)

A primeira sonda dos Emirados Árabes Unidos chegou e entrou com sucesso na órbita de Marte, após uma viagem de sete meses, permitindo-lhe começar a enviar dados sobre a atmosfera e o clima do planeta.
Sputnik

O feito aconteceu nesta terça-feira (9), tornando a agência espacial dos Emirados Árabes Unidos a ser a quinta no mundo a levar um artefato a Marte, naquela que é a primeira sonda interplanetária árabe.

O programa faz parte dos esforços do país para desenvolver suas capacidades científicas e tecnológicas e reduzir sua dependência do petróleo, segundo informou a Reuters.

Sonda dos EAU entra na órbita de Marte na 1ª missão árabe ao planeta (VÍDEO)

A tentativa de travar em órbita ao redor de Marte tem 50% de chance de falhar, disse o governante de Dubai e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

"Este é o ponto mais distante do universo a ser alcançado pelos árabes ao longo de sua história... Nosso objetivo é dar esperança a todos os árabes de que somos capazes de competir com o resto do mundo", afirmou.

Para entrar na órbita de Marte, a sonda precisava queimar cerca de metade de seus 800 kg de combustível a bordo para desacelerar o suficiente para não ultrapassar o limite.

Sonda dos EAU entra na órbita de Marte na 1ª missão árabe ao planeta (VÍDEO)

A Emirates Mars Mission, que custou cerca de US$ 200 milhões (R$ 1,08 bilhão), lançou a sonda Hope Probe a partir de um centro espacial japonês. O objetivo é fornecer uma imagem completa da atmosfera marciana pela primeira vez, estudando as mudanças diárias e sazonais.

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram os planos para a missão em 2014 e criaram um Programa Espacial Nacional em 2017 para desenvolver a experiência local. Sua população de 9,4 milhões de habitantes, em sua maioria trabalhadores estrangeiros, carece de base científica e industrial em comparação com as grandes nações que possuem programas espaciais.

Comentar