Comboios de 59 veículos com equipamentos para militares dos EUA entram na Síria, diz mídia

Dois comboios com 59 veículos ao todo teriam entrado na Síria por duas estradas diferentes, segundo a agência de notícias Syrian Arab, citando fontes.
Sputnik

Um dos comboios seria composto por 45 veículos, incluindo um caminhão frigorífico, tanques e caminhões com outros veículos militares, e entrou no país através da fronteira de Semalka, localizada entre o Curdistão iraquiano e a região controlada pelos curdos apoiados pelos EUA, no norte da Síria, segundo a agência de notícias Syrian Arab.

Damasco considera a travessia de Semalka ilegal desde que deixou de estar sob controle do governo.

O comboio estaria seguindo para Qamishli, uma cidade estratégica na fronteira entre a Síria e a Turquia, segundo fontes.

O segundo comboio transportando materiais logísticos e equipamentos militares supostamente contava com 14 veículos. Este comboio teria entrado na Síria através da fronteira de Al-Waleed, que também é considerada ilegal.

Estes comboios foram o segundo e terceiro a entrar na Síria desde que Joe Biden assumiu a presidência dos EUA, no dia 20 de janeiro.

No mês passado, no dia 22 de janeiro, a mídia local afirmou que 40 caminhões e veículos militares entraram no nordeste da Síria a partir do Iraque carregando armas e equipamentos logísticos para as bases ilegais dos EUA nas províncias de Al-Hasakah e Deir ez-Zor.

As tropas norte-americanas entraram pela primeira vez na Síria em 2017 durante o combate ao Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países), contudo, permaneceram no país depois que a ameaça terrorista foi reduzida, com o pretexto de apoiar os aliados nas "operações contra o terrorismo e treinamento", e evitar uma escalada turco-curda no norte do país.

Comentar