Colômbia anuncia assinatura de contrato de confidencialidade para compra da vacina russa Sputnik V

O ministro da Saúde colombiano, Fernando Ruiz, revelou na quarta-feira (3) que o governo assinou contrato de confidencialidade para a aquisição da vacina russa Sputnik V contra a COVID-19.
Sputnik

O anúncio foi oficializado um dia após serem publicados pela revista The Lancet os resultados intermediários dos testes clínicos de terceira fase que, por sua vez, confirmaram a eficácia de 91,6% da Sputnik V.

Há três semanas, assinamos contrato de confidencialidade para negociar a aquisição da vacina russa Sputnik V. Em prevenção e ação, o ministro Fernando Ruiz deu mais detalhes a respeito do assunto.

Ruiz detalhou que o governo colombiano está a par da publicação dos estudos que evidenciaram "eficácia e segurança" da vacina que foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya.

"Continuamos todas as conversações sobre a Sputnik [V], e está aberta a possibilidade da aquisição desta vacina", informou o ministro, apesar de não ter fornecido mais detalhes da compra da vacina.

Sobre a eficácia da Sputnik V

Em 2 de fevereiro, a prestigiada revista The Lancet publicou os resultados intermediários dos testes clínicos de terceira fase da vacina Sputnik V, mostrando não ocasionar efeitos secundários graves.

Após a coleta de dados de cerca de 19.866 voluntários – dos quais 4.902 estariam no grupo placebo – foi descoberto que a Sputnik V tem uma eficácia de 91,6%, que aumenta para 91,8% entre o grupo de 2.144 voluntários de mais de 60 anos.

Vacinação na Colômbia

No dia 20 de fevereiro, a Colômbia dará início à implementação do Plano Nacional de Vacinação, priorizando os profissionais de saúde e as pessoas de mais de 60 anos.

Até quarta-feira (3), o governo teria contratos de compra de 61,5 milhões de doses para vacinar um total de 35,2 milhões de pessoas, no âmbito de acordos com Pfizer, AstraZeneca, Janssen, Moderna, Sinovac, e através do mecanismo COVAX, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde o início da pandemia, a Colômbia registrou cerca de 54.877 mortes por COVID-19 e um total de 2.125.622 casos positivos.

Comentar