Caso Navalny: Rússia diz que EUA devem respeitar as leis russas

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, conversou por telefone nesta quinta-feira (4) com o secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken.
Sputnik

Em nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, o chanceler Sergei Lavrov falou sobre a importância de respeitar a legislação russa sobre o caso do opositor russo, Aleksei Navalny, condenado a três anos e meio de prisão na última terça-feira (2).

"Em conexão com a situação em torno de Aleksei Navalny abordada por Anthony Blinken, o ministro deu explicações detalhadas sobre a necessidade de respeitar a legislação e o sistema judicial da Federação da Rússia", diz o comunicado.

Ao mesmo tempo, Lavrov "chamou a atenção do Secretário de Estado para os problemas relacionados com a acusação nos Estados Unidos de pessoas que protestaram contra os resultados das eleições presidenciais, e apelou para garantir a transparência do processo judicial nos referentes procedimentos".

Caso Navalny: Rússia diz que EUA devem respeitar as leis russas

Representantes das lideranças dos EUA e da União Europeia condenaram o veredicto de Navalny e pediram a libertação do opositor russo.

Ao mesmo tempo, Sergei Lavrov disse ao secretário de Estado dos EUA que Moscou está pronta para um diálogo construtivo com Washington sobre uma ampla gama de tópicos. 

"Parabenizando seu interlocutor pela posse, o ministro expressou sua disposição para um diálogo construtivo sobre uma ampla gama de tópicos", afirmou a chancelaria russa.

Comentar