Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 1º de fevereiro

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais importantes desta segunda-feira (1º), na qual Rodrigo Maia pode abrir pedido de impeachment contra Bolsonaro em seu último dia na presidência da Câmara, Mianmar sofre golpe militar e Israel estende lockdown, mesmo com campanha de vacinação acelerada.
Sputnik

Sem vacina, professores do Rio de Janeiro pedem greve

Nesta segunda-feira (1º), professores da rede pública do Rio de Janeiro devem iniciar greve contra o retorno das aulas presenciais em escolas municipais e estaduais. A categoria demanda que profissionais da educação dos grupos de risco sejam vacinados contra a COVID-19 antes do retorno das aulas presenciais. As aulas serão mantidas em formato remoto. Neste domingo (31), o Brasil registrou mais 1.065 mortes e 27.597 casos de COVID-19. Ao todo, são 224.534 mortes e 9.202.791 diagnósticos de COVID-19, segundo consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa. 

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 1º de fevereiro

Maia ameaça aceitar impeachment contra Bolsonaro em seu último dia de mandato

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ameaçou abrir pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro em seu último dia de mandato, nesta segunda-feira (1º). A ameaça veio após o DEM abandonar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), à presidência da casa. Rossi tem o apoio de Maia e de ampla frente de partidos para derrotar Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Sem o apoio formal do DEM, Baleia não teria votos suficientes para se eleger na câmara. O Partido dos Trabalhadores (PT) também reagiu à debandada do DEM, ao cogitar a retirada do apoio à candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), à presidência do Senado.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 1º de fevereiro

Junta militar assume o poder em Mianmar e prende Aung San Suu Kyi

Nesta segunda-feira (1º), as Forças Armadas de Mianmar tomaram o poder na capital do país, Naypyidaw. A primeira conselheira de Estado, Aung San Suu Kyi, o presidente do país, Win Myint, e demais membros do partido Liga Nacional pela Democracia foram presos. A região da capital está parcialmente cortada da Internet, segundo relatos ouvidos pela Sputnik. O partido venceu as eleições gerais no país, realizadas em novembro do ano passado. De acordo com as Forças Armadas, o pleito teria sido fraudado. A junta militar prometeu realizar novas eleições após período de um ano do estado de emergência, que teve início hoje.

  • A líder política laureada com o prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, ocupava o cargo de primeira conselheira de Estado de Mianmar desde 2016. Filha do líder da independência do país, general Aung San, ela passou quase duas décadas em prisão domiciliar durante o regime militar no país. No poder, Suu Kyi foi criticada por conivência à deportação em massa de membros da minoria étnica rohingya do país. No entanto, a líder e seu partido, a Liga Nacional pela Democracia, ainda contam com apoio interno significativo da sociedade mianmarense.
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 1º de fevereiro

Biden deve receber republicanos na Casa Branca para debater pacote de ajuda

Nesta segunda-feira (1º), senadores do Partido Republicano devem comparecer à reunião na Casa Branca para debater pacote de recuperação econômica estimado em US$ 1,9 trilhão (cerca de R$ 10 trilhões). Anteriormente, os líderes do partido de oposição enviaram carta a Biden pedindo ajustes e cortes no plano, considerado essencial para recuperar a economia dos EUA e evitar que milhões de pessoas fique sem auxílio emergencial em meio à pandemia de COVID-19. Os EUA são o país mais atingido pelo coronavírus mundialmente, com mais de 26 milhões de casos e 441 mil mortes pela doença, informou a Universidade Johns Hopkins (EUA).

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 1º de fevereiro

À frente na vacinação, Israel prorroga lockdown para conter COVID-19

Nesta segunda-feira (1º), o governo israelense prorrogou o lockdown imposto no país para conter a pandemia da COVID-19 até o dia 5 de fevereiro, informou o gabinete do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu. Israel é um dos países com campanha de vacinação contra a COVID-19 mais avançada, com cerca de 24% da população inoculada. No entanto, a queda nas infecções esperada para meados de janeiro ainda não se concretizou. Neste domingo (31), o ministério da Defesa do país informou que vai enviar cinco mil doses de vacina contra a doença para que a Autoridade Palestina imunize agentes da Saúde. O país é alvo de críticas por parte da comunidade internacional por não fornecer imunizantes à população palestina.

Comentar