Notícias do Brasil

'Brasil não pode ser país que não quer cooperar', diz aliado de Macron sobre área ambiental

Pascal Canfin é responsável por um projeto de lei que poderá fechar o mercado do bloco econômico europeu a produtos brasileiros que não comprovem que não têm ligação com o desflorestamento.
Sputnik

Um dos principais aliados do presidente da França, Emmanuel Macron, para a área ambiental, o eurodeputado Pascal Canfin afirmou que o continente terá uma postura mais rígida com produtos brasileiros que contribuam para o desmatamento.

"O Brasil não pode aparecer na cena internacional como o país que não quer cooperar. Seria um péssimo cálculo econômico", disse Canfin, em entrevista à Folha de S.Paulo.

O eurodeputado é membro do Republique En Marche (República Em Marcha), partido de Macron, e é presidente da Comissão de Meio Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do Parlamento Europeu.

Canfin é um dos principais responsáveis pela elaboração de um projeto de lei que poderá fechar o mercado do bloco econômico a produtos brasileiros que não atestem que não têm ligação com o desmatamento.

"A ideia não é parar de importar a soja brasileira, mas somente a soja brasileira que não é capaz de demonstrar que não contribui para o desmatamento. Não somos contra a soja brasileira em si, mas contra um modo de produção que não queremos mais respaldar", afirmou ao jornal.
'Brasil não pode ser país que não quer cooperar', diz aliado de Macron sobre área ambiental

Há algumas semanas, o presidente da França disse que depender do produto brasileiro é endossar a destruição da Amazônia e propôs que o continente europeu tenha cultivo próprio.

O Brasil exporta 14 milhões de toneladas de soja por ano para o bloco europeu, que tem 27 países.

Comentar