Reino Unido tem de escolher entre Estados Unidos e União Europeia, diz Macron a The Guardian

O presidente da França declarou que Londres "tem que escolher um modelo entre ser "o melhor aliado dos EUA" e "o melhor aliado da UE".
Sputnik

Emmanuel Macron, presidente da França, em uma entrevista ao jornal The Guardian no sábado (30), instou o Reino Unido a fazer uma escolha clara entre seus aliados.

"Que política a Grã-Bretanha deseja escolher? Não pode ser o melhor aliado dos EUA, o melhor aliado da UE e da nova Singapura [...] Tem que escolher um modelo", disse Macron.

O líder francês insistiu que "meio grávida não é um conceito", acrescentando que vê um destino comum entre a França e o Reino Unido.

"Não me cabe a mim decidir, mas gostaria de ter relações boas e pacíficas. Nossos destinos estão ligados, nossa abordagem intelectual está ligada, nossos pesquisadores e industriais trabalham juntos [...] acredito em um continente soberano e em Estados-nação; não acredito no neonacionalismo", afirmou, acrescentando que "não acho que o povo britânico tenha um destino diferente do nosso".

O presidente da França acredita que o Brexit foi um erro.

"Eu respeito a soberania do povo, e o povo votou, por isso tinha que ser feito, mas acho que o voto se baseou em muitas mentiras, e agora vemos que tornou as coisas muito mais difíceis de muitas maneiras", disse Macron.

O Reino Unido deixou a União Europeia em 31 de janeiro de 2020, a que se seguiu um período de transição de 11 meses que deu tanto a Londres quanto a Bruxelas tempo para concluir uma série de acordos, incluindo um amplo acordo de livre comércio.

As duas partes chegaram a um acordo de parceria em 24 de dezembro de 2020, evitando por pouco a perspectiva de um Brexit sem acordo.

Comentar