Antigas moedas de prata são encontradas em jarro na Turquia (FOTO)

Uma coleção de moedas da época romana foi desenterrada nesta quarta-feira (27) na cidade antiga de Aizanoi, Turquia. As moedas estavam dentro de um jarro encontrado em um curso de água que passa pelo local.
Sputnik

Aizanoi é um local arqueológico particular, tendo em seu território os templos mais preservados da Turquia. Por esse motivo, em junho de 2020, arqueólogos começaram escavações na antiga cidade sob coordenação da Universidade Pamukkale (Turquia).

A arqueóloga sênior das escavações, Elif Ozer, contou à Agência Anadolu que eles encontraram o jarro com moedas enquanto trabalhavam em seu projeto de barco, no qual os visitantes poderão observar a cidade através da exploração das ruínas históricas a bordo de barcos localizados nas vias navegáveis, exatamente como faziam os romanos há séculos.

Notando que o jarro foi protegido por placas de terracota manufaturadas por povos antigos, Ozer continuou: "Nossa equipe de escavação meticulosamente desenterrou o jarro e recuperou suas moedas de prata. Após examinação seguinte, determinou-se que as moedas foram da época romana do imperador Augusto".

Coleção de moedas romanas de valor inestimável desenterradas na Turquia

"De [todas as] moedas, 439 foram moedas de denários de prata romana padrão e 212 foram moedas de cistophorus da antiga cidade grega de Pérgamo", adicionou a arqueóloga. Além disso, os especialistas consideram que o tesouro pertencia a um soldado de alto escalão.

Ozer disse também que as moedas foram emitidas a partir de casas de moeda do sul da Itália, no entanto, esta última descoberta, é a coleção mais notável de todas as moedas de prata encontradas recentemente. Agora, a coleção será exibida no Museu das Civilizações de Anatólia na capital turca, Ancara.

Comentar