Agência Europeia de Medicamentos aprova uso da vacina AstraZeneca

A Agência Europeia de Medicamentos recomendou nesta sexta-feira (29) a autorização da vacina contra o coronavírus da gigante farmacêutica britânica-sueca AstraZeneca para uso na União Europeia.
Sputnik
"A Agência Europeia de Medicamentos [EMA, na sigla em inglês] recomendou a concessão de uma autorização de comercialização condicional para a vacina da AstraZeneca para prevenir a COVID-19 em pessoas a partir de 18 anos de idade. Esta é a terceira vacina contra COVID-19 que a EMA recomendou para autorização", disse o órgão.

A UE planeja comprar até 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca. As vacinas aprovadas anteriormente são da Pfizer/BioNTech (com planos de compra de até 600 milhões de doses) e Moderna (160 milhões de doses).

Agência Europeia de Medicamentos aprova uso da vacina AstraZeneca

Além disso, a Comissão Europeia fechou contratos para o fornecimento de vacinas à UE com Johnson&Johnson, Sanofi-GSK e CureVac. Até agora, esses desenvolvedores ainda não enviaram pedidos de autorização de seus produtos no mercado da UE.

No total, os países da UE terão acesso a mais de 2,3 bilhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus. O bloco espera que até junho-agosto cerca de 70% de sua população já esteja vacinada.

Comentar