Mais uma 'pegada' no Oriente Médio? EUA estariam de olho na instalação de soldados na Arábia Saudita

Desde 11 de setembro de 2001, as forças americanas não pisam em território saudita, uma vez que os ataques da Al-Qaeda (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países) foram, alegadamente, motivados pela presença de tropas americanas perto de terra sagrada muçulmana.
Sputnik

De acordo com o jornal The Wall Street Journal, o Pentágono se encontra em conversações com Riad para transformar, pelo menos, três bases militares sauditas em bases de "uso duplo". O general da Marinha Frank McKenzie, chefe do Comando Central dos EUA, contou à mídia americana que o Pentágono estaria procurando "opções" caso estourasse conflito com o Irã.

Os três locais a serem considerados bases por McKenzie são o porto de Yanbu no mar Vermelho perto de Medina; a Base Aérea Rei Fahd em Taif, a leste da cidade de Meca; e a Base Aérea Rei Faisal em Tabuk, a aproximadamente 105 quilômetros a sul da fronteira entre Arábia Saudita e Israel.

"Trata-se de medidas de planejamento militar prudentes que permitem o acesso temporário ou condicional às instalações em caso de contingência, e não são provocativas de forma alguma, nem são uma expansão da pegada dos EUA na região no geral, ou no Reino da Arábia Saudita, em particular", afirmou o capitão da Marinha dos EUA, Bill Urban, porta-voz do Comando Central à agência AP.

McKenzie declarou que os EUA já testaram o carregamento e descarregamento de cargas em Yanbu, uma importante instalação de exportação de petróleo no terminal ocidental de um oleoduto Leste-Oeste que corre por Abqaiq, que, por sua vez, tem sido alvo de ataques pelos houthis, tendo os últimos sido classificados como organização terrorista pela administração Trump.

Comentar