Erdogan e Elon Musk debatem por telefone cooperação no setor espacial

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, conversou pelo telefone com o magnata Elon Musk, presidente da empresa espacial SpaceX, nesta quarta-feira (27).
Sputnik

Na conversa, Erdogan e Musk "debateram sobre a cooperação [da SpaceX] com empresas privadas e estatais turcas, incluindo em tecnologias espaciais", disse o gabinete presidencial, por meio de um comunicado.

A informação foi publicada também pelo Twitter oficial da presidência da Turquia.

O Presidente @RTErdogan falou pelo telefone com o fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk. A cooperação em várias áreas, especialmente em tecnologias espaciais, foi discutida durante a chamada.

Em dezembro de 2018 a Turquia criou sua própria agência espacial, que tem como um dos principais objetivos reduzir a dependência externa do setor espacial nacional. Erdogan afirmou que a criação da agência espacial turca permitirá ao país competir com as potências mundiais em tecnologias e estudos espaciais.

Em 8 de janeiro de 2021, a empresa SpaceX lançou o foguete Falcon 9, ao qual estava acoplado o satélite de comunicação turco Turksat 5A.

Um dia antes, no dia 7 de janeiro, Musk havia superado o dono da Amazon, Jeff Bezos, e se tornado a pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio de mais de US$ 185 bilhões (R$ 1 trilhão).

Além da SpaceX, Musk dirige também a montadora Tesla, que fabrica carros elétricos e autônomos, e a Neuralink, uma empresa que está desenvolvendo interfaces com o objetivo de conectar o cérebro humano a computadores.

Comentar