Notícias do Brasil

Governo de São Paulo confirma 3 primeiros casos de COVID-19 com a variante do Amazonas

O governo de São Paulo confirmou nesta terça-feira (26) os três primeiros casos no estado da nova variante do coronavírus identificada inicialmente em Manaus, no Amazonas.
Sputnik

A detecção foi feita em amostras de três pacientes que tiveram COVID-19 e que foram atendidos na rede pública de saúde em São Paulo, com histórico de viagem ou residência em Manaus.

A confirmação foi feita pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, que é vinculado à Secretaria de Saúde estadual. Está é a primeira vez que a variante encontrada no Amazonas é registrada em outro estado do Brasil. As informações foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo.

A nova variante do novo coronavírus foi encontrada no Amazonas no início de janeiro a partir de quatro viajantes que chegaram ao Japão.

Governo de São Paulo confirma 3 primeiros casos de COVID-19 com a variante do Amazonas

O estado do Amazonas passa por um colapso no sistema de saúde e vê um aumento no número de mortes causadas pela COVID-19.

Na semana passada diversos países proibiram a entrada de pessoas vindas do Brasil em seus territórios por conta da nova variante.

O Instituto Adolfo Lutz informou que os vírus sequenciados pertencem à linhagem P.1 e possuem mutações em posições do gene que codifica a proteína spike, responsável pela maneira como o novo coronavírus se liga às células do corpo humano.

Embora alguns cientistas tenham afirmado que a variante encontrada no Amazonas seja mais transmissível do que a encontrada na maior parte do país, ainda não há nenhum estudo científico que comprove uma maior transmissibilidade.

Comentar