Notícias do Brasil

Anvisa autoriza uso emergencial para 2º lote da CoronaVac

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu nesta sexta-feira (22) para decidir sobre o pedido do Instituto Butantan para liberar o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da vacina CoronaVac.
Sputnik

A aprovação do uso emergencial da vacina CoronaVac foi adotada de forma unânime pela diretoria da Anvisa. A relatora do pedido e diretora do órgão, Meiruze Freitas, afirmou que "mesmo em um cenário de incerteza, uma vacina contra a COVID-19 segura, capaz de prevenir e reduzir mortalidade e morbidade, pode ser autorizada para uso emergencial". 

"A vacina CoronaVac atende aos critérios necessários de qualidade, segurança e eficácia para o uso emergencial. Da mesma forma, como no estudo anterior, faço uma ressalva a um ponto crítico que requer abordagem complementar quanto ao estudo de imunogenicidade. Dessa forma, está mantido o compromisso pelo Butantan de que até 28 de fevereiro os estudos estejam apresentados para a Anvisa", afirmou a diretora durante o seu voto.

A Anvisa liberou o primeiro lote de 6 milhões de doses importadas da China no último domingo (17). Esta leva foi de doses que já chegaram prontas no Brasil e começaram a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde durante a semana. 

Desta vez, o pedido do Instituto Butantan foi referente a 4,8 milhões de doses que foram envasadas no Brasil e só estavam aguardando liberação. 

Anvisa autoriza uso emergencial para 2º lote da CoronaVac

Já o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, ao final da reunião, observou que "a imunidade com a vacinação leva algum tempo para se estabelecer".

"Portanto, mesmo vacinado, use máscara, mantenha o distanciamento social e higienize suas mãos. Essas vacinas estão certificadas pela Anvisa, foram analisadas por nós brasileiros por um tempo, o melhor e menor tempo possível. Confie na Anvisa, confie nas vacinas que a Anvisa certificar e quando ela estiver ao seu alcance vá e se vacine", completou.

Comentar