Primeiro caça Su-57 de série é implantado em unidade do sul da Rússia

O primeiro caça de quinta geração Su-57 de série foi implantado em uma unidade do Distrito Militar do Sul, comunicou o governo regional de Khabarovsk.
Sputnik

"Cinco caças multifuncionais de quinta geração Su-57 serão entregues pela fábrica de Komsomolsk-no-Amur às Forças Armadas russas neste ano. O primeiro avião já foi entregue a um dos regimentos aéreos do Distrito Militar do Sul", informou.

Não é informado a que unidade militar o caça foi entregue, sabendo-se apenas que, antes de entrar em serviço operacional, a aeronave passará por testes no Centro de Testes de Voo em Akhtubinsk, região de Astrakhan.

Uma fonte havia afirmado não oficialmente ainda em dezembro que a Força Aeroespacial da Rússia havia recebido seu primeiro caça de quinta geração Su-57 produzido em série.

De acordo com o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia, a Força Aeroespacial russa disporá de 22 caças Su-57 até o final de 2024, e de 76 aeronaves até 2028.

Primeiro caça Su-57 de série é implantado em unidade do sul da Rússia

Até agora, pelo menos dez protótipos da aeronave já foram produzidos pela Corporação de Construção Aeronáutica Unida (OAK, na sigla em russo).

Previamente chamado de PAK FA ou T-50, o Su-57 é um jato destinado a executar missões de ataque e de caça, podendo destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e na superfície marinha.

Seu motor foi desenvolvido exclusivamente para ele, com tempo de vida útil variando entre 30 e 50 anos.

O caça já foi testado na Síria, seu armamento conta com mísseis de diverso tipo e pode atingir uma velocidade máxima de 2.440 km/h.

Além disso, a aeronave tem equipamentos bem protegidos, como radares para rastrear e detectar alvos, e as últimas novidades em bombas e mísseis inteligentes.

Comentar