Senado dos EUA aprova Avril Haines como diretora de Inteligência Nacional

O Senado dos EUA aprovou Avril Haines como diretora de Inteligência Nacional, o principal cargo de inteligência do país, tornando-a a primeira das nomeadas do presidente Joe Biden a ser aprovada.
Sputnik

A votação aconteceu nesta quarta-feira (20) e foi de 84 votos a favor da nomeação e dez contra, com todos os "nãos" vindos dos senadores republicanos.

Tanto democratas quanto republicanos fizeram declarações elogiando a indicada. Entre os republicanos que votaram contra Haines estavam os senadores com a reputação de ter ambições de liderança no partido, Ted Cruz, do Texas, e Josh Hawley, do Missouri.

Senado dos EUA aprova Avril Haines como diretora de Inteligência Nacional
Marco Rubio, presidente republicano em exercício do Comitê de Inteligência do Senado, disse em um comunicado: "Nossos adversários não ficarão parados esperando que a nova administração ocupe cargos críticos e estou satisfeito que meus colegas do Senado se juntaram a mim para confirmar rapidamente a diretora Haines para este posto importante", segundo publicou a Reuters.

Também elogiando Haines, Mark Warner, o democrata da Virgínia que presidirá o Comitê de Inteligência no novo Senado, disse que "depois de ser deliberadamente minada por quatro anos, a comunidade de Inteligência merece uma líder forte e confirmada pelo Senado para liderá-la e revigorá-la".

Durante uma audiência de confirmação do Comitê de Inteligência na terça-feira (19), Haines disse que os EUA deveriam ter uma "postura agressiva" em relação à "ameaça representada por uma China agressiva e assertiva".

Senado dos EUA aprova Avril Haines como diretora de Inteligência Nacional

Ela também disse ao painel que Biden indicou que os EUA deveriam encontrar uma maneira de impor custos aos ciberataques, atribuídos à Rússia, contra agências governamentais e empresas dos EUA. A Rússia negou sua responsabilidade.

Comentar