Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 19 de janeiro

Bom dia! A Sputnik Brasil está de olho nas principais notícias desta terça-feira (19), na qual BA, RN e DF iniciam campanha de vacinação contra COVID-19, OMS alerta para "falência moral" frente à distribuição desigual de vacinas e Telegram alega ter bloqueado contas "violentas" durante distúrbios nos EUA.
Sputnik

Após falha do Ministério da Saúde, vacinação começa hoje na BA, RN e PB

Após atraso na logística de distribuição do Ministério da Saúde, os governos da Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba devem começar hoje (19) suas campanhas de vacinação contra a COVID-19.  "Caso não ocorra mais atrasos, o ato simbólico de início da campanha de vacinação se mantém para amanhã às 10h [horário de Brasília]", escreveu a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). Nesta segunda-feira (18), a vacinação teve início em 15 estados da federação: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. O Brasil confirmou mais 460 mortes e 29.133 casos de COVID-19, totalizando 210.328 óbitos e 8.512.238 diagnósticos da doença, segundo consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 19 de janeiro

Presidência da Câmara: partido Solidariedade declara apoio à Baleia Rossi

Nesta segunda-feira (18), a bancada de deputados do partido Solidariedade deixou a base de apoio do candidato à presidência da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e declarou apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP). Com 14 deputados, a bancada do Solidariedade alegou a necessidade de manter a independência do legislativo para modificar seu voto. "O que mais pesou dentro do partido foi a proximidade do candidato Lira com o presidente Jair Bolsonaro", disse o líder do partido, deputado Paulinho da Força (SP), reportou o Correio Brasiliense. Com a decisão, a candidatura de Baleia Rossi passa a ter apoio de 12 partidos - Cidadania, DEM, MDB, PC do B, PDT, PSB, PSDB, PL, PV, PT, Rede e Solidariedade - enquanto Lira mantém apoio de sete agremiações Avante, Patriota, PL, PP, PSC, Pros e Republicanos. 

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 19 de janeiro

Biden manterá restrições de viagens ao Brasil e à Europa, diz porta-voz

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, deve manter restrições a viagens impostas pelos EUA contra países europeus e Brasil, em função da pandemia da COVID-19, informou sua porta-voz, Jen Psaki, nesta segunda-feira (18). A declaração foi feita logo após o atual presidente, Donald Trump, determinar a retirada de restrições a partir de 26 de janeiro, quando já não estará ocupando a Casa Branca. Em discurso de posse que será proferido amanhã (20), Biden deve pedir união entre eleitores norte-americanos e mais seriedade no trato da pandemia da COVID-19, que já deixou quase 400 mil vítimas fatais nos EUA, reportou a Reuters.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 19 de janeiro

Qatar pede negociações entre países do golfo Pérsico e Teerã

Nesta terça-feira (19) o ministro das Relações Exteriores do Qatar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, solicitou que países do golfo Pérsico iniciem rodada de negociações com o Irã, reportou a Bloomberg. No início do ano, o Qatar e seus vizinhos do golfo se reconciliaram, após três anos e meio de bloqueio econômico imposto pela Arábia Saudita e aliados contra o emirado. "O Qatar pode intermediar as negociações, caso isso seja solicitado pelas partes", disse o ministro. Qatar e Irã são detentores de uma das maiores reservas de gás natural mundiais e mantêm boas relações, apesar das tensões regionais.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 19 de janeiro

Após ser alvo de ONG, Telegram alega ter bloqueado contas 'violentas'

Moderadores do aplicativo de mensagens Telegram teriam bloqueado centenas de contas com mensagens violentas relacionadas à crise política nos EUA, informou em declaração o fundador da plataforma, Pavel Durov. Segundo ele, a equipe do Telegram agiu "de forma decisiva, suprimindo canais americanos que propagam a violência". As declarações foram feitas após a organização não governamental norte-americana Coalizão para Uma Rede Segura acusar o Telegram de permitir a disseminação de mensagens violentas e racistas. No início do mês, milhares de usuários passaram a utilizar o Telegram, no que Durov classificou de "a maior migração digital da história", após a divulgação de nova política de privacidade de seu principal concorrente, o WhatsApp, desagradar internautas.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 19 de janeiro

Cerca de 95% das vacinas foram adquiridas por somente 10 países, diz OMS

Cerca de 95% das vacinas contra a COVID-19 produzidas mundialmente foram adquiridas por somente dez países, revelaram dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta segunda-feira (18), o diretor-geral da organização, Tedros Ghebreyesus, alertou para a "falência moral catastrófica" da comunidade internacional, caso as vacinas sejam distribuídas de forma tão desigual entre países pobres e ricos. Países como o Canadá teriam reservado lotes de vacina suficientes para imunizar sua população três vezes, enquanto países pobres estariam sem acesso à vacina. Segundo Ghebreyesus, o único país de baixo desenvolvimento relativo a administrar imunizantes seria a Guiné, que obteve 25 doses da vacina russa Sputnik V. Ele pediu para que países ricos doem ou liberem lotes reservados de vacinas para a iniciativa COVAX de distribuição de imunizantes para países em desenvolvimento.

Comentar