Síria não deve ser transformada em campo de batalha entre Israel e Irã, afirma Rússia

Se Israel alega reagir a ameaças iranianas desde a Síria, só precisa dar essas informações à Rússia, de forma a não tornar a Síria "uma arena do confronto entre Irã e Israel", disse Sergei Lavrov.
Sputnik

A Rússia propôs que Israel fornecesse seus dados sobre ameaças a sua segurança provenientes da Síria e não transformasse o território sírio em uma arena de confronto entre Irã e Israel, disse Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo.

"Se Israel, como eles dizem, é forçado a reagir a ameaças a sua segurança israelense, que provêm do território sírio, dissemos muitas vezes a nossos colegas israelenses: se vocês veem tais ameaças, por favor, nos transmitam as informações respectivas", disse Lavrov em grande coletiva de imprensa sobre os resultados do ano de 2020.

Ele sublinhou que a Rússia não quer que "o território sírio seja usado contra Israel, ou então, como muitos gostariam, que o território sírio seja usado como arena do conflito iraniano-israelense, do confronto entre Irã e Israel".

"Portanto, por favor, caros colegas israelenses, se vocês têm fatos de que há uma ameaça a seu Estado desde algum território sírio, informem-nos urgentemente desses fatos, nós tomaremos todas as medidas para neutralizar essa ameaça", acrescentou o ministro.

Lavrov acrescentou que até agora Moscou não recebeu uma resposta clara ao apelo, mas continua insistindo.

Comentar