Rússia deporta 2 funcionários da embaixada holandesa, segundo MRE

Nesta segunda-feira (18), o Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que dois funcionários da embaixada holandesa foram deportados.
Sputnik

Os dois funcionários da embaixada holandesa deverão deixar a Rússia em um prazo de duas semanas, anunciou a entidade.

De acordo com informações, o responsável interino pelos assuntos holandeses na Rússia, Joost Reintjes, foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores russo, a quem foi apresentado um protesto veemente pelo anúncio infundado de "persona non grata", realizado em dezembro, contra dois diplomatas russos nos Países Baixos por supostas atividades "incompatíveis com sua profissão".

Foi ressaltado que as autoridades holandesas, na ocasião, recorreram a acusações infundadas e falsas contra os diplomatas russos.

Rússia deporta 2 funcionários da embaixada holandesa, segundo MRE

Moscou enfatizou que essas ações hostis e provocadoras, além da nova onda de histeria antirrussa nos Países Baixos, demonstrou a "ausência nos círculos de poder holandeses de bom senso e compreensão dos problemas reais no âmbito das relações russo-holandesas e a manutenção da tendência para continuar minando deliberadamente seus fundamentos".

"Ao representante da Embaixada dos Países Baixos foi anunciado que o lado russo, seguindo o princípio da reciprocidade, decidiu deportar da Federação da Rússia dois funcionários diplomáticos da embaixada holandesa em Moscou. Eles devem deixar o território da Federação da Rússia em um prazo de duas semanas", declarou o ministério.

Em dezembro, o serviço de inteligência e segurança dos Países Baixos acusou ao menos dois diplomatas russos de atividades de espionagem no território de seu país.

Mais tarde a embaixada russa confirmou que recebeu uma nota do Ministério das Relações Exteriores dos Países Baixos sobre as acusações apresentadas a seus diplomatas.

Comentar