Caças F-35 podem ser substituídos por novo programa de supremacia aérea dos EUA

Os elevados custos do ciclo de vida do caça de quinta geração F-35 não permitem que a Força Aérea norte-americana o compre em grande quantidade, segundo o portal Breaking Defence.
Sputnik

"Acredito que o programa do F-35 está muito distante de estar no ponto sustentável que precisamos. Acredito que está muito distante de ser um caça acessível que possamos comprar em maior quantidade", disse Will Roper, chefe do Departamento de Aquisições da Força Aérea e Espacial dos EUA.

Segundo o especialista, isso faz com que o programa de Domínio Aéreo de Próxima Geração (NGAD, na sigla em inglês) seja ainda mais importante, já que representa uma oportunidade de projetar um avião mais sustentável que o F-35.

Roper está confiante que o caça do programa NGAD "terá um copiloto assistido por IA, ou talvez até ARTUµ [sistema de inteligência artificial desenvolvido em algoritmos de jogo de xadrez]".

O secretário assistente para aquisições explicou que o sistema de IA desempenhará um papel auxiliar para o piloto humano.

Caças F-35 podem ser substituídos por novo programa de supremacia aérea dos EUA

Recorrer ao NGAD também permitiria construir rapidamente uma frota de caças.

Em agosto de 2020, foi informado que a Marinha dos EUA havia iniciado o desenvolvimento de um novo caça de sexta geração NGAD para se adaptar à nova estratégia destinada a lutar contra a Rússia e China.

Comentar