Túmulo de cerca de 900 anos do 2º sultão de Anatólia é encontrado na Turquia (VÍDEO)

Uma equipe multidisciplinar da Universidade de Dicle (Turquia) descobriu nesta terça-feira (12) o túmulo do segundo sultão do Império Seljúcida e de sua filha, durante escavações na província turca de Diyarbakir.
Sputnik

A agência Anadolu informou que, após nove dias de intensas escavações, os pesquisadores conseguiram identificar o túmulo do sultão Quilije Arslã I, que governou entre 1092 e 1107, ano de sua morte, assim como o túmulo de sua filha, Saide Hatun.

Irfan Yildiz, um dos membros da equipe, explicou que "os fragmentos de inscrição encontrados na escavação mostram as características do estilo de escrita" da época na qual o sultão viveu. Estes elementos ajudaram os pesquisadores a identificarem seus restos mortais.

Por sua vez, o reitor da Universidade de Dicle, Mehmet Karakoc, explicou que a descoberta dos túmulos foi o resultado de um trabalho conjunto que envolveu vários especialistas de diversas áreas, uma vez que foi necessário fazer uma ampla revisão da literatura histórica, assim como realizar extensas obras de prospecção e pesquisas de campo com moradores locais.

Os pesquisadores ressaltaram a importância da descoberta, a qual, asseguram, proporcionará uma perspectiva diferente sobre a história local e o período histórico dos sultanatos seljúcidas de Anatólia.

Comentar