Coreia do Sul pede ajuda ao Qatar para recuperar navio apreendido pelo Irã

Seul pede ajuda a Doha após falar com Teerã sobre liberação do navio detido no golfo Pérsico.
Sputnik

A Coreia do Sul solicitou ajuda do Qatar para garantir a liberação de seu navio e tripulação detidos pelo Irã, segundo informou a agência Yonhap.

Na quarta-feira (13), o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Choi Jong-kun, fez um pedido durante reuniões com altos funcionários do Qatar.

O vice-ministro pediu "apoio máximo possível do lado do Qatar para resolver o assunto", em um comunicado.

Na segunda-feira (11), Choi Jong-kun conversou com seu homólogo iraniano Abbas Araghchi em Teerã, mas os dois lados não chegaram a um acordo.

O Irã pediu para Seul "evitar politizar o assunto", enquanto pressiona pela liberação de mais de US$ 7 bilhões (cerca de R$ 37 bilhões) em ativos iranianos congelados na Coreia do Sul.

Coreia do Sul pede ajuda ao Qatar para recuperar navio apreendido pelo Irã

Em 4 de janeiro, o petroleiro sob bandeira da Coreia do Sul com 20 tripulantes, incluindo cinco sul-coreanos, foi detido pelo Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) no golfo Pérsico.

As autoridades iranianas afirmaram que a embarcação carregando 7.200 toneladas de etanol para a Coreia do Sul, partindo do porto de Al Jubail, na Arábia Saudita, violou protocolos ambientais e estava poluindo o mar.

Agora, o petroleiro se encontra no porto de Bandar Abbas, uma cidade na costa sul do Irã.

Comentar