Avião indonésio estava em zona de turbulência antes da catástrofe, afirma meteorologista

Segundo a mídia, a aeronave enfrentava reduzida visibilidade de dois quilômetros e ventos em constante mudança, o que teria impedido a manobra correta após a decolagem do aeroporto.
Sputnik

O avião Boeing 737-52 da companhia aérea Sriwijaya Air que caiu perto de Jacarta, capital da Indonésia, entrou em uma zona de turbulência antes da queda, relata o portal Detik, citando Dani Saptiadi, um representante da Agência de Meteorologia, Clima e Geofísica do país.

Saptiadi disse que no oeste de Jacarta no momento da decolagem havia grande nebulosidade, trovoada e forte chuva em um raio de 15 quilômetros, bem como temperaturas de até 70 ºC negativos no topo das nuvens.

"Isto indica alta instabilidade. O avião deve ter experimentado turbulência severa ao passar por ela", apontou.

As observações meteorológicas indicavam a existência de descargas atmosféricas durante o breve voo, o que também teriam dificultado a detecção do vento, em constante mudança, pelos pilotos. Além disso, a visibilidade era de cerca de dois quilômetros, adequada para decolagem ou aterrissagem.

No sábado (9), o avião desapareceu dos radares, tendo caído na água quatro minutos após a partida do Aeroporto Soekarno–Hatta de Jacarta, sem enviar sinais de avaria. O local do desastre foi posteriormente encontrado, bem como as caixas pretas da aeronave. A bordo do avião seguiam 62 pessoas, incluindo seis membros da tripulação, nenhum dos quais sobreviveu.

Comentar