Notícias do Brasil

Brasil registra caso de reinfecção com variante da COVID-19 encontrada na África do Sul

O Brasil detectou um caso de reinfecção do novo coronavírus com a variante encontrada na África do Sul, apontou uma pesquisa feita pelo Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) e Hospital São Rafael, em Salvador, na Bahia.
Sputnik

A paciente é uma mulher de 45 anos, sem registro de comorbidade e que mora na capital baiana. Ela está sendo acompanhada pelos pesquisadores.

Segundo publicou o portal G1, a descoberta já foi comunicada às autoridades de saúde locais.

A mulher foi infectada pela primeira vez com a doença no dia 20 de maio de 2020, e a reinfecção ocorreu em 26 de outubro.

Quando a paciente foi infectada pela segunda vez ela teve sintomas mais severos, de acordo com o IDOR.

​Os dois diagnósticos positivos foram confirmados a partir de testes RT-PCR. Quatro semanas após o segundo episódio, a paciente fez outro tipo de teste que comprovou o desenvolvimento de anticorpos.

Bruno Solano, pesquisador do IDOR e doutor, disse que a reinfecção foi confirmada através do sequenciamento genético do vírus

"Trata-se do primeiro caso de reinfecção por SARS-CoV-2 no estado da Bahia, confirmado por sequenciamento. Foi observada, na sequência genética do vírus presente no segundo episódio, a mutação E484K, que é uma mutação identificada originalmente na África do Sul", explicou.

Nesta segunda-feira (4), a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES SP) confirmou os dois primeiros casos no estado de infecção pela variante do vírus que foi encontrada no Reino Unido.

Comentar