'Aos olhos do mundo, democracia dos EUA hoje parece sitiada', diz chefe da diplomacia da UE

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, declarou que os acontecimentos em Washington nesta quarta-feira (6) representam "um ataque à democracia e ao estado de Direito dos Estados Unidos".
Sputnik

O chefe da diplomacia da União Europeia ressaltou que os resultados da eleição presidencial dos EUA devem ser respeitados, acrescentando que "isto não é a América". 

"Aos olhos do mundo, a democracia americana hoje parece sitiada. Este é um ataque sem precedentes à democracia, às instituições americanas e ao Estado de Direito", escreveu Borrell no Twitter.

​Eu recomendo as palavras do presidente eleito Joe Biden. A força da democracia dos Estados Unidos prevalecerá sobre os indivíduos extremistas.

Manifestantes se reuniram nesta quarta-feira (6) em Washington em apoio ao atual presidente dos EUA, Donald Trump, invadindo o prédio do Congresso norte-americano e interrompendo uma reunião que deveria aprovar a vitória do presidente eleito Joe Biden.

Após as eleições presidenciais realizadas nos Estados Unidos em 3 de novembro e o aparecimento dos resultados preliminares da votação, os chefes das instituições da União Europeia e os líderes dos países europeus felicitaram Biden por sua vitória, sem esperar que os resultados oficiais fossem anunciados. Eles expressaram esperança de uma parceria melhorada com Washington após a presidência de Trump.

Comentar