Teerã prepara 1.000 centrífugas para produção de urânio enriquecido a 20%

Na segunda-feira (4), Teerã anunciou que havia começado a produzir urânio enriquecido a 20% no complexo nuclear de Fordow.
Sputnik

O Irã começou a instalar mil centrífugas adicionais em sua instalação nuclear subterrânea de Fordow para cumprir a meta de produção de oito a nove quilos de urânio enriquecido a 20%, anunciou o responsável pelo programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, nesta terça-feira (5).

"Atualmente estamos instalando mil centrífugas IR-2m, mas duas cascatas já estão instaladas e funcionando", disse o oficial persa à agência Mehr.

Salehi destacou ainda o aumento na produção de concentrado de urânio (yellowcake, em inglês) nos últimos anos.

Teerã prepara 1.000 centrífugas para produção de urânio enriquecido a 20%
"Até três ou quatro anos atrás, costumávamos produzir em média quatro ou cinco toneladas de concentrado de urânio, mas agora, há cerca de dois anos, aumentamos a produção para 30 toneladas […]. Este ano, a produção de concentrado de urânio ficará entre 35 e 40 toneladas, o que significa que aumentamos a produção de concentrado de urânio em oito vezes", acrescentou o oficial.

Teerã anunciou na segunda-feira (4) que vai aumentar a produção de urânio para 20%, nível anterior à assinatura do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), em 2015, que fixava o percentual máximo de enriquecimento de urânio em 3,67%.

A medida decorre de uma lei aprovada pelo Parlamento iraniano em dezembro de 2020, que estabelece, entre outras coisas, a meta de produzir e armazenar pelo menos 120 quilos de urânio enriquecido a 20% a cada ano.

Comentar