Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 5 de janeiro

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha os destaques desta terça-feira (5), na qual o Irã enriquece urânio a 20% com sucesso, o Reino Unido entra em novo regime de lockdown e países do Golfo se reúnem após retirada de embargo diplomático contra o Qatar.
Sputnik

Fiocruz quer auxílio do Itamaraty para importar vacina produzida na Índia

Nesta segunda-feira (4), a Fiocruz solicitou ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) que intervenha junto ao governo da Índia, para garantir a importação de vacina da Oxford produzida no país. O Instituto Serum, um dos líderes mundiais em produção de imunizantes, estaria impedido de exportar doses da vacina antes de atender a parte da demanda interna indiana, informou a AP. Para a Fiocruz, o Brasil já havia firmado acordo de aquisição de dois milhões de doses e não deveria ser afetado pela decisão indiana. O país registrou mais 562 mortes e 22.489 casos de COVID-19, totalizando 196.591 óbitos e 7.754.560 casos da doença, de acordo com consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 5 de janeiro

Oposição oficializa apoio à candidatura de Rossi à presidência da Câmara

Nesta segunda-feira (4), partidos da oposição ao governo de Jair Bolsonaro oficializaram apoio à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara. Após endosso do PT, o maior partido da Casa, Rossi conta com base de apoio de 11 partidos, somando 261 deputados. O candidato do governo, Arthur Lira (PP-AL), conta com o apoio de 195 deputados de partidos como PL, PSD, PSC, PROS, PP, Avante, Patriota, Republicanos e Solidariedade. Lira deve obter apoio de mais 11 deputados do PTB, partido liderado por Roberto Jefferson. O mandato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), expira em fevereiro.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 5 de janeiro

Vacinas ficam paradas em hospitais nos EUA

Mais de dois terços das 15 milhões de vacinas contra a COVID-19 disponíveis nos EUA ainda não foram administradas em função de gargalos logísticos e má gestão hospitalar, reportou a Reuters. "Não quero a vacina em um refrigerador ou congelador, quero-a no braço de alguém! Se essa função não for desempenhada, haverá questionamentos acerca da eficiência da operação do hospital", disse o governador de Nova York, Andrew Cuomo, que considera reduzir o fornecimento de imunizantes ou a imposição de multas a instituições que apresentarem demora na administração das vacinas. Anteriormente, Cuomo havia confirmado primeiro caso de infecção no estado pela nova variante do coronavírus, a B.1.1.7, também conhecida como "variante do Reino Unido".

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 5 de janeiro

Reino Unido volta a impor regime de lockdown

Nesta terça-feira (5), o Reino Unido inicia novo regime de lockdown para conter alta nos casos de COVID-19 no país. Instituições de ensino devem manter atividades somente para filhos de pais que trabalham em setores essenciais e crianças em situação de vulnerabilidade. Comércio não essencial e o setor hoteleiro já se encontram sob restrições. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que, caso a campanha de vacinação siga no ritmo programado, as restrições adicionais poderão ser retiradas em meados de fevereiro. O Reino Unido tenta conter nova onda de COVID-19, acelerada pela nova variante B.1.1.7 do coronavírus, que coloca pressão sobre o sistema de saúde do país.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 5 de janeiro

Países do Golfo se reúnem após retirada de embargo contra o Qatar

Nesta terça-feira (5), líderes do Conselho de Cooperação do Golfo, grupo de países formado por Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein, Omã, Emirados Árabes Unidos (EAU) e Qatar, devem se reunir na cidade saudita de AlUla, informou a imprensa estatal saudita. O anúncio foi realizado um dia após a Arábia Saudita anunciar a retomada do tráfego aéreo com o Qatar, em primeiro passo para retirada de embargo comercial e diplomático imposto contra o país em 2017. A reunião do grupo pode indicar uma melhora no relacionamento entre os países do golfo Pérsico, reportou a AP. O acordo entre sauditas e qatarenses teria sido mediado por autoridades do Kuwait e dos EUA. A Arábia Saudita acusava o Qatar de apoiar grupos terroristas islâmicos e manter relacionamento próximo com o Irã.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 5 de janeiro

Irã obteve sucesso no enriquecimento de urânio a 20%, informou governo

Nesta terça-feira (5), o porta-voz da Agência de Energia Nuclear do Irã, Behrouz Kamalvandi, anunciou que o país enriqueceu urânio a 20% com sucesso na usina de Fordow. O processo de enriquecimento, iniciado nesta segunda-feira (5), excede o limite de 3.67% imposto no acordo nuclear iraniano. De acordo com Teerã, o enriquecimento a 20% é uma resposta ao não cumprimento do acordo por parte de alguns países e ao assassinato do cientista iraniano Mohsen Fakhrizadeh. Porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse à Sputnik que "o enriquecimento a 20% em Fordow é uma tentativa clara de aumentar a campanha de extorsão nuclear iraniana", diante da posse do novo presidente dos EUA, prevista para 20 de janeiro. 

Comentar