Trump pediu ao secretário da Geórgia para 'encontrar' 11.780 votos, diz mídia dos EUA

O presidente Donald Trump teria pedido ao colega republicano Brad Raffensperger, secretário de Estado da Geórgia, que "encontrasse" votos suficientes para reverter sua derrota no estado. A conversa supostamente aconteceu neste sábado (2), e a ligação foi gravada.
Sputnik

O resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos continua sendo alvo de polêmicas. Neste domingo (3), uma reportagem de The Washington Post revelou que o presidente Donald Trump teria ligado pessoalmente para pressionar as autoridades da Geórgia para que manipulassem a apuração no estado.

De acordo com as informações da mídia, há uma gravação da conversa em que o presidente dos EUA repreendeu Brad Raffensperger, pedindo ação e fazendo ameaças com consequências criminais se o secretário se recusasse a prosseguir com o que chamou de "falsas alegações". O presidente disse, em determinado momento da conversa, que Raffensperger estava assumindo "um grande risco".

"O povo da Geórgia está com raiva, o povo do país está com raiva. Não há nada de errado em dizer que, você sabe, que você recalculou [os resultados]", teria dito Trump ao secretário de Estado da Geórgia.

Durante a ligação, Raffensperger e o conselheiro-geral de seu escritório teriam rejeitado as afirmações de Trump, explicando que o presidente estaria contando com teorias da conspiração e que a vitória do presidente eleito Joe Biden com 11.779 votos na Geórgia foi justa e precisa.

Trump pediu ao secretário da Geórgia para 'encontrar' 11.780 votos, diz mídia dos EUA

Após falar na possibilidade de recálculo, o presidente norte-americano teria acrescentado: "Tudo o que quero fazer é isso. Apenas queremos encontrar 11.780 votos, porque ganhamos no estado." 

"Não há como eu perder a Geórgia", teria dito Trump, uma frase que alegadamente repetiu várias vezes na ligação. "Não tem jeito. Ganhamos por centenas de milhares de votos."

O presidente dos EUA comentou a polêmica em suas redes sociais:

Falei com o secretário de Estado Brad Raffensperger ontem [2] sobre o condado de Fulton e a fraude eleitoral na Geórgia. Ele não queria ou não conseguia responder a perguntas como o golpe das "cédulas embaixo da mesa", destruição das cédulas, "eleitores" de fora do estado, eleitores mortos e muito mais. Ele não faz ideia!

Vale lembrar que a Geórgia já realizou duas recontagens de votos, que terminaram com o mesmo resultado: vitória de Joe Biden. A derrota nesse estado, considerado reduto tradicional do partido Republicano, foi uma das grandes responsáveis por frustrar os planos de Trump de se reeleger como presidente dos Estados Unidos.

Trump pediu ao secretário da Geórgia para 'encontrar' 11.780 votos, diz mídia dos EUA
Comentar