Multimídia

Juntas por Soleimani: multidões fazem homenagens após 1 ano da morte do general iraniano

Sputnik

Além de Soleimani, as imagens também trazem homenagens ao ex-líder miliciano iraquiano pró-Irã Abu Mahdi al-Muhandis, que também morreu na mesma operação militar norte-americana que tirou a vida de Soleimani em 3 de janeiro de 2020 na área do aeroporto de Bagdá, Iraque.

Com velas e cartazes, os apoiadores dos líderes saíram às ruas em tom fúnebre.

Entre a multidão estavam tanto militantes de movimentos pró-iranianos no Iraque quanto simples pessoas.

Os atos em memória de Soleimani se dão em meio à contínua tensão entre os EUA e Irã.

1 / 15
Iraquianos levantam bandeiras do Irã e pôsteres do major-general iraniano Qassem Soleimani e do líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis durante atos de homenagem pelo aniversário de um ano do assassinato dos dois durante operação dos EUA em Bagdá.
2 / 15
Multidão se reúne para lembrar a morte do major-general iraniano Qassem Soleimani e do líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis em Sanaa, Iêmen.
3 / 15
Pessoa se ajoelha diante de fotos do major-general iraniano Qassem Soleimani e do líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis, mortos em ataque dos EUA há exatamente um ano, Bagdá, Iraque.
4 / 15
Membros das Forças de Mobilização Popular xiitas do Iraque cantam slogans contra os EUA no Aeroporto Internacional de Bagdá, Iraque, ao passo que homenageiam o major-general iraniano Qassem Soleimani e o líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis, mortos um ano atrás nos arredores do aeroporto durante operação militar americana.
5 / 15
Líder da facção iraquiana pró-Irã Asaib Ahl Al-Haq, Qais Al-Khazali, presta homenagem ao major-general iraniano Qassem Soleimani e ao líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis, mortos em 3 de janeiro pelos EUA no Iraque.
6 / 15
Cidadãos iraquianos carregam foto do major-general iraniano Qassem Soleimani e do líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis, mortos um ano atrás perto do Aeroporto Internacional de Bagdá durante operação militar americana, 1° de janeiro de 2021.
7 / 15
Pessoas se aglomeram em Bagdá para relembrar a morte do major-general iraniano Qassem Soleimani e do líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis.
8 / 15
Mulher iraquiana carrega retrato do major-general iraniano Qassem Soleimani e do líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis em Bagdá, 3 de janeiro de 2021.
9 / 15
Major-general iraniano Qassem Soleimani é homenageado em sua sepultura em Kerman, Irã, pelo aniversário de um ano de seu assassinato, 2 de janeiro de 2021.
10 / 15
Iraquianos põem velas no chão e lembram o ataque norte-americano que matou o major-general iraniano Qassem Soleimani e o líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis em Bagdá, Iraque.
11 / 15
Pessoa observa banner com as fotos do major-general iraniano Qassem Soleimani e do líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis no aniversário de um ano da morte de ambos em operação dos EUA no Iraque.
12 / 15
Pessoas acendem velas em homenagem ao major-general iraniano Qassem Soleimani e ao líder miliciano iraquiano Abu Mahdi al-Muhandis no aniversário de um ano da morte de ambos em operação dos EUA no Iraque.
13 / 15
Combatente das Forças de Mobilização Popular xiitas do Iraque fica em pé tendo ao fundo imagens do major-general iraniano Qassem Soleimani e do líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis em Bagdá, Iraque.
14 / 15
Pessoas levantam bandeiras durante o primeiro aniversário da morte do major-general iraniano Qassem Soleimani e do líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis em Bagdá, Iraque.
15 / 15
Vela é posta perto dos retratos do major-general iraniano Qassem Soleimani e do líder da milícia xiita iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis em ato de um ano do aniversário da morte de ambos durante operação dos EUA, Bagdá, Iraque.
Comentar