Doença X: top médico da Rússia comenta 'nova enfermidade' detectada na RD Congo

Após descobridor do vírus ebola afirmar que uma nova doença foi detectada na República Democrática do Congo, cientista russo faz alerta à OMS.
Sputnik

O deputado da Duma de Estado e ex-inspetor-sanitário-chefe da Rússia, Gennady Onischenko, afirmou que a Organização Mundial da Saúde deve levar em consideração o aviso do professor Jean-Jacques Muyembe Tamfum sobre uma possível nova doença.

Falando ao portal de notícias Izvestia, Onischenko afirmou:

"É bom que ele [Tamfum] anunciou isso, mas é necessário anunciar na comunidade profissional. Eu acho que a Organização Mundial da Saúde deve criar um grupo de especialistas e ir lidar com isso [...]. Anualmente surge uma gripe nova, anualmente aparecem outras infecções, ou seja, isso é um processo inevitável da evolução. Isso é um equilíbrio biológico evolucionário, por isso vamos lidar com isso."

Além disso, Onischenko ressaltou a necessidade de ser feito um trabalho investigativo sobre a possível nova doença, chamada até o momento de doença X, para que se evite o pânico em massa.

Doença X

Em dezembro passado, Muyembe Tamfum, que descobriu o vírus ebola em 1976, alertou o mundo sobre o caso de uma nova doença identificada em uma mulher na República Democrática do Congo, segundo reportou a emissora CNN.

A mulher, cuja identidade foi preservada, apresentou sintomas iniciais de uma febre hemorrágica, levantando suspeitas de COVID-19 e ebola.

Contudo, testes médicos negaram a presença de ambas as doenças na paciente, o que levantou a suspeita de uma nova doença.

Além disso, acredita-se que, caso confirmada a nova enfermidade, esta poderia ser tão contagiosa como a COVID-19, mas com uma taxa de fatalidade entre 50% e 90% como do vírus ebola.

Comentar