OMS pede distribuição justa da vacina contra COVID-19 entre todos os países

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu nesta quarta-feira (31) que as vacinas contra a COVID-19 sejam disponibilizadas para todos os países, não somente para nações ricas.
Sputnik

Ghebreyesus publicou uma mensagem um dia antes do primeiro aniversário dos relatos da China sobre os primeiros casos de uma pneumonia de origem desconhecida para a OMS.

"Vacinas oferecem uma grande esperança de se mudar o rumo de uma pandemia. Mas para proteger o mundo, precisamos fazer com que todas as pessoas em risco em todas as partes, não só em países que podem arcar com as vacinas, sejam imunizadas", afirmou o diretor-geral.

Segundo Ghebreyesus, o ano de 2020 trouxe lições que devemos levar para 2021.

"Em primeiro lugar, 2020 mostrou que os governos devem aumentar o investimento em saúde pública, desde o financiamento do acesso às vacinas para COVID-19 para todas as pessoas, até tornar nossos sistemas mais bem preparados para prevenir e responder à próxima e inevitável pandemia".

Ghebreyesus também pediu aos países para combaterem teorias conspiratórias e ataques à ciência.

"Percorremos os últimos quilômetros desta crise juntos, ajudando um ao outro pelo caminho, desde o compartilhamento justo de vacinas até a conselhos precisos, compaixão e cuidado", declarou.

Segundos dados da Universidade Johns Hopkins, a COVID-19 já infectou 82,6 milhões de pessoas ao redor do mundo e deixou 1,8 milhão de pessoas mortas.

Comentar