União Europeia dá 'luz verde' ao acordo comercial pós-Brexit com Reino Unido

A União Europeia (EU) deu luz verde ao seu acordo comercial pós-Brexit com o Reino Unido, abrindo caminho para que o documento entre em vigor no Ano Novo.
Sputnik

O parlamento britânico terá que ratificar o acordo no final desta semana, que será adotado por Bruxelas de maneira provisória.

O porta-voz do comitê dos representantes permanentes da UE, Sebastian Fischer, disse nesta segunda-feira (28) que os embaixadores da UE aprovaram a aplicação provisória do acordo de maneira unânime.

​Luz verde para o acordo Brexit: os embaixadores da UE aprovaram por unanimidade a aplicação provisória do Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido a partir de 1º de janeiro de 2021.

Próxima etapa: adoção final por meio de procedimento escrito. Prazo: amanhã, 15 horas.

Na última quinta-feira (24), o Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acordo comercial após meses de difíceis negociações. Questões como a pesca, governança e concorrência leal foram alguns dos pontos mas delicados para se chegar a um acerto.

A saída oficial do Reino Unido da União Europeia foi em janeiro, quando foi iniciada uma fase de transição até o final de 2020. O acordo comercial saiu a uma semana do fim do período transitório.

Comentar