Exército da Rússia recebe novo sistema de implantação de minas com munições programáveis

A corporação estatal russa Rostec iniciou o fornecimento às tropas do novíssimo sistema Zemledelie, que implanta campos minados com minas programáveis, informa a assessoria de imprensa da empresa.
Sputnik

Destaca-se que essas minas são capazes de se autodestruir ou de se desactivar após um determinado tempo.

"O método remoto de instalação de barreiras minadas tem uma série de vantagens. Em particular o sistema se distingue pela velocidade com que consegue implantar campos minados especialmente em áreas de difícil acesso. Ao mesmo tempo, a capacidade das minas de se desativarem ou autodestruírem em um determinado tempo garante uma desminagem segura e rápida após a cessação dos combates", aponta a assessoria de imprensa citando Bekkhan Ozdoev, diretor industrial da Rostec.

O novo sistema Zemledelie é composto por dois veículos todo-terreno, sendo um lançador de minas e outro municiador.

As minas são lançadas de 50 tubos de 122 milímetros e podem cair a uma distância de entre cinco e 15 quilômetros, ou seja, o alcance do armamento é muito maior. Seu carregamento dura poucos minutos.

Exército da Rússia recebe novo sistema de implantação de minas com munições programáveis

Ao contrário dos sistemas lançadores múltiplos de foguetes Uragan e Grad, as minas não explodem ao tocar no solo, mas acabam formando um campo minado antitanque ou antipessoal, dependendo das minas lançadas.

"Ele [o sistema] permite executar rapidamente as tarefas de minagem em conformidade com os acordos internacionais que proíbem ou restringem a utilização de minas, minas-armadilhas e outros dispositivos", conclui o documento.

O sistema de engenharia de implantação remota de minas Zemledelie foi exibido pela primeira vez este ano na Parada da Vitória.

Comentar