Dano em oleoduto provoca vazamento de óleo na Rússia

Um vazamento de óleo foi registrado em um campo de petróleo localizado no distrito autônomo Nenetsky, no norte da Rússia, conforme relatou neste sábado (26) o governador da região, Yuri Bezdudny.
Sputnik

Na última sexta-feira (25), a companhia energética Lukoil-Komi afirmou que um líquido contendo óleo havia vazado de um oleoduto danificado no campo de petróleo de Kharyaga. Segundo o governador, o volume do vazamento seria de 110 metros cúbicos, mas a quantidade de óleo em si responderia por uma parcela ínfima desse total. 

"Os danos causados pelo derramamento de óleo estão sendo eliminados em Kharyaga. A despressurização do oleoduto foi consertada [...]. De acordo com a avaliação preliminar, não há ameaça de infiltração de derivados de petróleo no solo. O volume do derramamento é de 110 metros cúbicos de líquido. De acordo com especialistas, ele contém cerca de 5% de óleo. A espessura da camada de neve poluída é de aproximadamente dez centímetros", disse Bezdudny. 

​Em outubro, um derramamento de óleo em Nenetsky cobriu uma área de 25 quilômetros quadrados e acabou se infiltrando no rio Kolva. Na ocasião, as autoridades locais declararam estado de emergência nas áreas afetadas pela contaminação.

Comentar